*Por Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove
A delimitação de uma oportunidade com grandes chances de êxito no mercado representa um dos primeiros passos para o desenvolvimento de uma startup. Com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de sistemas complexos de gerenciamento de dados, houve um aprimoramento de serviços e de identificação de problemas que podem ser resolvidos a partir de ferramentas e soluções digitais.
Cada vez mais, negócios digitais são criados para delinear problemas específicos e dores direcionadas usando tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA). Sendo assim, com a inovação tecnológica presente no DNA de startups, esses empreendimentos apresentaram expressiva resiliência diante de instabilidades no mercado financeiro e acontecimentos que reconfiguraram a economia global, como a pandemia.
1. Encontrando um problema
Na maioria das vezes, o desenvolvimento de uma startup inicia-se na identificação de um problema pertinente que pode ser resolvido por meio de solução digital. Essa etapa envolve estudo de mercado e profunda análise de dados para garantir a viabilidade do negócio.
A estruturação da ideia e o planejamento do modelo da startup representam fases posteriores à identificação da oportunidade de negócio. O problema precisa apresentar recorrência suficiente para manter a atividade do empreendimento.
2. Definindo o perfil do cliente
Determinar o perfil do cliente, baseado na oportunidade delineada pelo estudo de viabilidade da startup, permite mensurar o tamanho do público-alvo, capaz de direcionar as campanhas e o desenvolvimento personalizado do produto.
Além disso, estabelecer o perfil do cliente serve para validar o interesse público no negócio. É importante compreender se a ideia realmente representa uma inovação no mercado, e o quanto o negócio pode ser escalável.
3. Validação de empatia
Entender as dores do mercado vai além de identificar uma boa oportunidade de negócio. Manter a empatia com o cliente, propondo solução eficiente para determinado problema, garante mais assertividade na criação de produtos em startups.
Ou seja, entender o usuário e criar pesquisas orientadas para o produto são pontos que permitem atestar a precisão do negócio diante do mercado.
4. Gerenciamento de atividades
A partir da seleção do problema inicial a ser resolvido, outras tarefas desafiadoras surgirão no caminho de quem está empreendendo. Portanto, a chance de alavancar o negócio está relacionada ao gerenciamento de atividades na startup.
Não é possível resolver todos os problemas rapidamente. Por isso, o gerenciamento de atividades de forma escalável é necessário para delegar tarefas e manter em funcionamento todas as etapas de desenvolvimento da ideia.
5. Crie produtos para servir no mercado
A busca pela escalabilidade em uma startup deve obedecer a alguns preceitos indispensáveis para a manutenção saudável do negócio a longo prazo. A oportunidade mal explorada pode resultar em perdas substanciais para o empreendimento.
No entanto, é necessário manter o equilíbrio entre a oportunidade de negócio e a escalabilidade. O produto desenvolvido deve servir e atender ao mercado, e não somente às expectativas do empreendedor.
A inovação tecnológica possibilitou às startups uma sobrevida diante de imprevistos como a pandemia e a instabilidade econômica em países desenvolvidos, que não seria alcançada sem a identificação precisa de um problema a ser resolvido no mercado. Portanto, delimitar a oportunidade e validar a empatia do público são etapas primordiais para manter a escalabilidade do negócio em um ambiente digital.
O post Identificar uma boa oportunidade pode garantir sucesso de startups apareceu primeiro em Startups.