Skip to main content
Notícias

Ilya Sutskever escolhe Google Cloud para impulsionar sua nova startup de IA

By 10 de abril de 2025No Comments

Ilya Sutskever, SSI, OpenAI

A nova empreitada de Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI e ex-cientista-chefe da empresa, acaba de ganhar um aliado de peso. A Safe Superintelligence (SSI), startup fundada por ele em 2024, anunciou parceria com o Google Cloud para utilizar os chips TPU da companhia em suas pesquisas. A informação foi divulgada por meio de um comunicado conjunto na quarta-feira (9).

De acordo com o TechCrunch, que teve acesso aos detalhes da colaboração, os chips serão utilizados para acelerar os esforços da SSI no desenvolvimento de uma superinteligência artificial segura, foco declarado da startup desde que saiu do modo stealth em junho do ano passado.

Fontes próximas ao negócio revelaram que o Google Cloud se tornou o principal provedor de computação da SSI, o que indica um investimento significativo por parte da empresa nos serviços da gigante.

Leia também: China proíbe exportações para 12 empresas de tecnologia dos EUA e eleva tarifas para 84%

Corrida da IA

A movimentação se insere em uma corrida acirrada entre provedores de nuvem para conquistar as startups mais promissoras do setor de IA, que gastam centenas de milhões de dólares por ano para treinar modelos fundacionais.

A estratégia do Google Cloud inclui apostar em talentos que já passaram pela casa. Além de Sutskever, que trabalhou no Google Brain antes de cofundar a OpenAI, a empresa também se tornou parceira computacional da World Labs, fundada por Fei-Fei Li, ex-cientista-chefe de IA do Google Cloud.

A reportagem do TechCrunch afirma que porta-vozes tanto da Google Cloud quanto da SSI preferiram não comentar sobre possíveis negociações adicionais.

SSI

Desde sua fundação, a SSI tem se mantido discreta sobre suas atividades. Em seu site oficial, a startup reforça que a missão, o nome e o roadmap do produto estão todos centrados em um único objetivo: construir sistemas de superinteligência seguros.

Com aporte de US$ 1 bilhão de investidores como Andreessen Horowitz, Sequoia Capital, DST Global e SV Angel, a empresa pretende liderar essa próxima etapa da IA.

Sutskever, que deixou a OpenAI após um período conturbado envolvendo a saída e posterior retorno de Sam Altman ao comando da companhia, parece ter reencontrado um novo propósito. Como declarou anteriormente, ele vislumbrou “uma nova montanha a escalar” e agora investiga formas inéditas de aprimorar o desempenho dos modelos de IA de fronteira.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!