Juliano Tubino é o novo CEO do grupo Alura. O executivo assumiu a liderança do ecossistema de educação e tecnologia, que inclui a Alura, FIAP e PM3, nesta segunda-feira (17). Paulo Silveira, fundador da Alura e, agora, ex-CEO, assume a nova posição de Chief Visionary Officer (CVO) da organização.
“Durante minha carreira, sempre busquei estar em ambientes que combinassem impacto, inovação e o desenvolvimento de pessoas. Assumir a posição de CEO deste grupo é, sem dúvida, um passo extraordinário em minha trajetória, pois encontrei aqui esses três pilares em um nível impressionante”, escreveu o executivo em seu perfil no LinkedIn. “Estou determinado a retribuir a confiança de todos os investidores, do ecossistema e dos mais de 2.000 profissionais que, junto comigo, compartilham o propósito de construir o maior e mais completo ecossistema de educação em tecnologia no Brasil”, completou.
Entre os projetos de foco do novo CEO está a ampliação da Pós Tech, primeira cocriação do ecossistema lançada em 2023, que traz um portfólio com 16 cursos de pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento, Dados e Cibersegurança. No último ano, a Pós Tech registrou crescimento de mais de 190% em receita e 85% no número de alunos, somando mais de 10 mil estudantes matriculados.
Tubino também terá a missão de liderar a expansão da FIAP, que ampliará a sua presença geográfica com uma unidade em Porto Alegre, prevista para o mês de março deste ano. O ecossistema ainda prevê a abertura de novas unidades da FIAP em Brasília, Campinas e São José dos Campos, fortalecendo o seu portfólio de graduação, pós-graduação e MBA em diferentes regiões do país.
Leia também: Investimentos em venture capital crescem 17% no Brasil em 2024
Já na Alura, o executivo terá um papel na expansão do portfólio, com novos formatos de aprendizagem. Entre as novidades, estão os “Cursos Imersivos”, lançado neste mês de fevereiro, a modalidade combina aprendizado prático com aulas ao vivo e 100% on-line, turmas reduzidas e conteúdos que proporcionam experiência alinhada às exigências do mercado tech.
Com a chegada de Tubino, Paulo Silveira, se torna CVO da companhia. Nessa nova posição, ele se dedicará ao fortalecimento da cultura de educação em tecnologia que ajudou a construir, garantindo a continuidade da identidade e do propósito do negócio e seguirá influenciando nas decisões estratégicas que moldam o futuro da empresa. Além disso, Silveira reforçará ainda mais sua presença e das marcas do grupo junto à comunidade — incluindo colaboradores, investidores e estudantes.
“Iniciei a busca por um CEO para o ecossistema há pouco mais de um ano, com um processo criterioso para encontrar alguém que não apenas compartilhasse nossos valores, mas também trouxesse novas perspectivas e a senioridade que este momento exige. Estou muito otimista e entusiasmado com as movimentações em andamento”, disse Silveira.
Até janeiro deste ano, Juliano Tubino liderava a RD Station, unidade de produtos de automação de marketing da Totvs. Ele esteve à frente da companhia desde 2023. Antes disso, foi vice-presidente de Estratégia de Negócios & Digital da Totvs. O executivo também teve passagens pela Accenture Digital, Netshoes, Amazon e Microsoft.
Tubino é formado em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral (FDC) e pela Kellogg Executive Education.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!