
Em 2022, o Startups conversou com a Lastro, que, na época, se apresentava como uma solução de gestão de imóveis. Mas de lá para cá algumas coisas mudaram, e a empresa decidiu transformar sua estratégia e apostar no mercado de inteligência artificial.
Hoje, o que a companhia faz é um produto de IA para o mercado imobiliário, chamado de ‘Lais’. Para explicar melhor como isso funciona, imagine que você está procurando um imóvel em um portal online, preenche um formulário de interesse e, ao invés de aguardar o contato manual de um corretor, recebe imediatamente uma mensagem no WhatsApp de um assistente virtual.
“Nosso produto original era bem diferente do que a gente faz hoje”, afirma Allan Paladino, CEO e cofundador da empresa, em entrevista ao Startups. “Acho que o principal denominador em comum era estar no mercado imobiliário, mas era um produto para gestão de aluguéis, de contratos de locação, a gente automatizava isso com uma integração bancária bem complexa”.
Ele descreve a mudança de estratégia como um processo de aprendizado, ao perceber que o produto de três anos atrás “não era importante o suficiente para o cliente”. Segundo Allan, isso ficava evidente nas métricas, com ciclos de venda longos e dificuldade para fechar negócios.
No fim de 2022, começou a perceber as mudanças tecnológicas impulsionadas pela inteligência artificial e se encantou com as possibilidades que ela trazia. “À medida que a tecnologia foi evoluindo, entendemos seu potencial. Quando o ChatGPT chegou, a ficha caiu de vez. Percebemos que isso mudaria o mundo de várias formas”.
Foi quando Allan decidiu mudar totalmente sua estratégia da Lastro e focar em inteligência artificial. Ele conta que foram meses de discussão interna até obter um consenso de como aplicar a tecnologia no mercado imobiliário. “Lançamos o produto para imobiliárias em janeiro de 2024, após uma série de testes. Desde então, a adesão tem crescido significativamente e o processo tem sido muito bacana”, comenta.
O agente de inteligência artificial desenvolvido pela Lastro assume a primeira etapa do atendimento: dá boas-vindas, responde dúvidas e sugere imóveis com base no seu perfil, tudo de forma automatizada e personalizada.

Novo produto, novas possibilidades
A partir do desenvolvimento da Lais, a Lastro percebeu que poderia vender esse produto para imobiliárias e incorporadoras. De acordo com Allan, alguns nomes do setor já estão usando a inteligência artificial, como a Apolar Imóveis (Curitiba) e a Nova Freitas Imóveis (São José dos Campos).
Ele projeta fechar o mês de abril com 700 clientes (imobiliárias e incorporadoras) contratados. “Tem imobiliárias que reportam aumento de até 60% na taxa de conversão quando elas passam a usar a Lais”, revela.
O CEO ressalta que a IA é integrada ao sistema da imobiliária ou incorporadora e treinada conforme as regras e políticas da empresa contratante, permitindo desde a recomendação de imóveis semelhantes até a orientação sobre documentos exigidos.
O objetivo é conduzir o cliente pelas primeiras etapas do funil de vendas até que ele esteja pronto para ser atendido por um corretor humano, assim transformando um lead em um cliente de fato.
O post Lastro “vira o jogo” e aposta no mercado de inteligência artificial apareceu primeiro em Startups.