Skip to main content
Notícias

Microsoft se prepara para hospedar modelo de IA Grok, de Elon Musk, na Azure

By 2 de maio de 2025No Comments

Ecrã de um smartphone com uma pasta de aplicações intitulada 'AI', contendo ícones de várias plataformas de inteligência artificial. São visíveis nove aplicações: DeepSeek (ícone de baleia azul), ChatGPT (ícone com um nó hexagonal entrelaçado em preto e branco), Perplexity (estrela geométrica branca sobre fundo preto), Copilot (ícone multicolorido em forma de cruz), Claude (ícone laranja com traços brancos), Grok (ícone preto com um 'X' branco), Gemini (estrela azul sobre fundo branco), RunwayML (ícone preto com letra 'R' estilizada) e outra app com ícone azul-claro no canto inferior direito. O fundo do ecrã é um gradiente rosa, roxo e azul.

A Microsoft está prestes a dar um novo passo em sua estratégia de inteligência artificial (IA) ao se preparar para hospedar o modelo Grok AI, desenvolvido pela xAI, empresa de Elon Musk. Segundo o The Verge, engenheiros da companhia já foram instruídos a adaptar a infraestrutura da Azure para integrar o modelo, que poderá ser disponibilizado para desenvolvedores e equipes internas por meio da plataforma Azure AI Foundry.

Essa movimentação reforça a ambição da Microsoft de se consolidar como o principal hub de modelos de IA, mesmo que isso signifique aumentar o atrito com sua atual parceira, a OpenAI.

Leia mais: Criativo, resiliente e adaptável, Brasil pode ser protagonista de revolução da IA

O Grok deve se juntar a outros modelos hospedados pela empresa, como o R1 da chinesa DeepSeek, demonstrando o esforço do CEO da Microsoft, Satya Nadella, em manter a nuvem Azure no centro da corrida pela inteligência artificial.

Internamente, a inclusão do Grok pode causar desconforto, principalmente por conta da polêmica participação de Musk no projeto governamental Departamento de Eficiênia Govenamental (DOGE) e pelas recentes disputas legais entre o bilionário e a própria OpenAI, que o acusa de tentar prejudicar a organização.

Enquanto a parceria entre Microsoft e OpenAI parece estar sob tensão, com relatos de divergências entre Sam Altman e Satya Nadella, e da contratação de Mustafa Suleyman como plano B, a aposta na diversidade de modelos, como Grok, Anthropic e Google, sinaliza uma nova fase para o ecossistema Copilot e para a infraestrutura de IA da empresa.

A expectativa é de que o anúncio da parceria com a xAI ocorra durante a conferência Build, no dia 19 de maio.

*com informações do The Verge

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!