A Microsoft está prestes a dar um novo passo em sua estratégia de inteligência artificial (IA) ao se preparar para hospedar o modelo Grok AI, desenvolvido pela xAI, empresa de Elon Musk. Segundo o The Verge, engenheiros da companhia já foram instruídos a adaptar a infraestrutura da Azure para integrar o modelo, que poderá ser disponibilizado para desenvolvedores e equipes internas por meio da plataforma Azure AI Foundry.
Essa movimentação reforça a ambição da Microsoft de se consolidar como o principal hub de modelos de IA, mesmo que isso signifique aumentar o atrito com sua atual parceira, a OpenAI.
Leia mais: Criativo, resiliente e adaptável, Brasil pode ser protagonista de revolução da IA
O Grok deve se juntar a outros modelos hospedados pela empresa, como o R1 da chinesa DeepSeek, demonstrando o esforço do CEO da Microsoft, Satya Nadella, em manter a nuvem Azure no centro da corrida pela inteligência artificial.
Internamente, a inclusão do Grok pode causar desconforto, principalmente por conta da polêmica participação de Musk no projeto governamental Departamento de Eficiênia Govenamental (DOGE) e pelas recentes disputas legais entre o bilionário e a própria OpenAI, que o acusa de tentar prejudicar a organização.
Enquanto a parceria entre Microsoft e OpenAI parece estar sob tensão, com relatos de divergências entre Sam Altman e Satya Nadella, e da contratação de Mustafa Suleyman como plano B, a aposta na diversidade de modelos, como Grok, Anthropic e Google, sinaliza uma nova fase para o ecossistema Copilot e para a infraestrutura de IA da empresa.
A expectativa é de que o anúncio da parceria com a xAI ocorra durante a conferência Build, no dia 19 de maio.
*com informações do The Verge
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!