Especializada em gerenciamento de processos logísticos para materiais promocionais e de saúde, a Mundial Logistics detalhou recentemente alguns resultados da adoção de uma reestruturação de seu ambiente de dados. O projeto, feito em parceria com a Platform Builders — holding especializada na criação, estruturação e gestão de plataformas digitais — era considerado estratégico para otimizar a visualização, manipulação e entrega de dados acompanhando o crescimento da empresa e as demandas por inovação do mercado.
Fundada em 1998, a Mundial Logistics fica em Guarulhos (SP), e diz alcançar todos os 5.570 municípios do Brasil por meio de 87 bases de armazenagem e distribuição. Tem cerca de 500 colaboradores diretos. Tem duas unidades de negócios – consumo e varejo, e healthcare – e disponibiliza soluções que incluem armazenagem, transporte, manuseio, soluções para o ponto de venda e desenvolvimento de soluções especiais.
Leia também: Um guia otimista – e pessimista – sobre estado da cooperação global
“Temos uma base crescente de clientes, que requerem relatórios específicos e detalhados sobre seus projetos. Para atendermos a essas demandas e seguimos inovando, identificamos que a reestruturação profunda do nosso ambiente de dados seria essencial”, lembra Thiago Yumoto, head de inteligência de dados da Mundial Logistics.
O projeto começou com um diagnóstico da maturidade tecnológica da Mundial, conduzido por especialistas da Platform Builders. “Primeiramente, realizamos um processo de ‘discovery’ para revelar e reestruturar dados, trabalhando lado a lado com a liderança da Mundial Logistics e com seus principais clientes. O objetivo foi o de identificar as reais demandas por informações e propor um roadmap estratégico de evolução tecnológica”, explica Oliver Netto, enabling engineer da Platform Builders.
O passo seguinte foi a implementação de um data lake em nuvem, com recursos que automatizam o fluxo de dados entre diferentes fontes, com a promessa de assegurar a confiabilidade e a eficiência na coleta e organização das informações. O projeto incluiu ainda ferramentas para otimização de consultas e processamento de grandes volumes de dados, com uma arquitetura em camadas para gerenciamento e tratamento dos dados.
Resultados e integração com IA
Os primeiros resultados do projeto incluem, em pouco mais de dois meses de trabalho, mais de 30% dos dashboards estruturados, com 34 KPIs críticos. Com isso, a Mundial Logistics passará a oferecer dashboards customizados e em tempo real, com acesso a visualizações dinâmicas que, dizem as partes envolvidas, permitirão gestão operacional mais ágil e transparente.
A solução de data lake implementada pela Mundial Logistics também foi pensada para permitir futuras integrações com recursos de automação e inteligência artificial (IA).
“Trata-se de uma infraestrutura apta para inovações, possibilitando a integração com ferramentas de inteligência artificial que permitirão à Mundial Logistics crescer ainda mais operacionalmente, aperfeiçoando processos logísticos, sem comprometer a personalização do atendimento”, ressalta Netto.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!