Skip to main content
Notícias

Nove em dez profissionais veem impacto positivo da IA no trabalho

By 10 de abril de 2025No Comments

Mulher executiva de óculos, com expressão concentrada, analisando informações em uma tela de computador. Ela está em um ambiente de escritório moderno, vestindo um blazer cinza, transmitindo foco e profissionalismo (pensamento computacional, executiva, trabalho, mulher, trabalhadora, trabalhadores, profissionais)

Para 92% dos profissionais brasileiros, a inteligência artificial pode melhorar as atividades diárias que executam, mas não a ponto de substituí-los: apenas 6% acreditam que a IA pode realizar todas essas tarefas. E somente 2% acreditam que o trabalho não será impactado pela IA de nenhuma forma.

Os dados fazem parte de um estudo recente da Edenred, plataforma digital de serviços e meios de pagamento e dona de marcas como a Ticket. Foram ouvidos 430 profissionais sobre os futuros impactos da inteligência artificial no trabalho que realizam.

Leia mais: China proíbe exportações para 12 empresas de tecnologia dos EUA e eleva tarifas

Outra pesquisa sobre o tema, dessa vez feita pela Ticket com cerca de 300 profissionais de recursos humanos, mostrou que 90% dos respondentes da geração Z (aqueles entre 16 e 26 anos) acham o uso da IA “animador”. Entre pessoas que variam entre 27 e 35 anos, o índice é maior ainda: 100%.

Todos os ouvidos da geração Z dizem acreditar que a IA irá melhorar a atuação de quem trabalha com recursos humanos nos próximos anos. A menor porcentagem foi a de pessoas entre 43 e 49 anos: 92%.

Uso pela Edenred

“Na Edenred Brasil, 57% de nossas pessoas colaboradoras já fazem uso de IA em suas atividades e, entre elas, mais de 30% a utilizam diariamente. Temos trabalhado para deixá-las cada vez mais aptas com o uso responsável da tecnologia”, diz em comunicado Graziella Adas, diretora de jurídico, riscos e regulatório da Edenred.

O objetivo declarado da empresa é aumentar o uso de IA com “aumento progressivo da maturidade”, o que inclui treinamentos e eventos para o público interno. O objetivo é conscientizar os funcionários sobre o uso de IA e sobre proteção de dados.

“Em um mundo onde a confiança na tecnologia é essencial, convidamos especialistas renomados para discutir tendências, desafios e soluções inovadoras do mundo de IA e proteção de dados com nossas pessoas”, conta a executiva.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!