Skip to main content
Notícias

Nvidia anuncia centro de pesquisa em computação quântica

By 24 de março de 2025No Comments

Ilustração conceitual de um sistema de computação quântica da NVIDIA. No centro, há um conjunto de servidores de alta performance conectados a quatro unidades externas por meio de linhas luminosas verdes, representando a interconexão de dados. Cada unidade possui um símbolo diferente, incluindo um átomo e sinais eletrônicos, sugerindo aplicações em ciência, tecnologia e pesquisa. (computacao quantica, nvidia, centro de pesquisa)

A americana Nvidia anunciou essa semana que está investindo em um centro de pesquisa em Boston, nos EUA, para desenvolver e fornecer tecnologias de computação quântica. O Centro de Pesquisa Quântica Acelerada da Nvidia, ou NVAQC, na sigla em inglês, pretende integrar hardware quântico com supercomputadores de IA, a “supercomputação quântica acelerada”, como a empresa chama.

O objetivo do NVAQC é resolver problemas que desafiam a evolução da computação quântica, como ruído nos qubits e transformação de processadores quânticos experimentais em dispositivos práticos. Empresas como a Quantinuum, Quantum Machines e QuEra Computing foram anunciadas como primeiras parcerias da estrutura, em colaborações com pesquisadores de universidades como Harvard (Quantum Initiative in Science and Engineering) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja mais: Inter e UFMG anunciam acordo de inovação em computação quântica

“A computação quântica irá aprimorar os supercomputadores de IA para enfrentar alguns dos problemas mais importantes do mundo, desde a descoberta de medicamentos até o desenvolvimento de materiais”, diz em comunicado Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “… [O NVAQC] será onde os avanços ocorrerão para criar supercomputadores quânticos de larga escala, úteis e acelerados.”

No NVAQC, os parceiros comerciais e acadêmicos poderão usar tecnologia da Nvidia, especialmente o GB200 NVL72, hardware específico para aplicações de computação quântica. Segundo a fabricante, isso permitirá simulações complexas de sistemas quânticos e implantação de algoritmos de controle de hardware quântico de baixa latência.

Para integrar hardware de GPU e QPU, o NVAQC empregará a plataforma de desenvolvimento quântico CUDA-Q. A expectativa é que o centro começa a operar no fim de 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!