Skip to main content
Notícias

Nvidia recua no pré-mercado em meio a pânico com a Deepseek

By 27 de janeiro de 2025No Comments
Sede da Nvidia na Califórnia
Sede da Nvidia na Califórnia

Quem assina a nossa newsletter sabe que um novo modelo chinês de inteligência artificial de baixo custo tem levado pânico para Silicon Valley e as gigantes do setor. Ao que tudo indica, o dia será agitado nos mercados nesta segunda-feira (27), com ações dessas companhias refletindo a preocupação dos investidores.

A principal delas é a Nvidia, que em 21 de janeiro havia se tornado a empresa mais valiosa das bolsas americanas, ultrapassando a Apple, e com US$ 3,4 bilhões em valor de mercado. Mas uma startup chinesa de IA pode frear esse crescimento. Nesta manhã, as ações da fabricante de chips caíram 7,5% nas negociações pré-mercado, devido aos efeitos da chinesa Deepseek no mercado.

Rival da OpenAI, a Deepseek criou uma ferramenta semelhante ao ChatGPT. Além de gratuita, a tecnologia usa chips de baixo custo e menos dados, o que coloca em cheque uma aposta do mercado de que a inteligência artificial criaria uma demanda global gigantesca por chips e data centers.

Nesta segunda-feira, o AI Assistant, da DeepSeek, ultrapassou o ChatGPT e se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado na App Store, da Apple, nos Estados Unidos. A ferramenta também ultrapassou o ChatGPT em número de downloads no país.

Além da Nvidia, outros fabricantes de chips, como AMD e Micron Technology, também recuam no pré-mercado, com quedas de 3,7% e 6,4%, respectivamente, segundo a Reuters. O horário de abertura das bolsas americanas é às 9h30 no Horário Padrão do Leste (EST) – 11h30 no horário de Brasília.

Fundada em 2023 por Liang Wenfeng, a Deepseek usa modelos de código aberto, permitindo que pesquisadores em todo o mundo acessem e aprimorem a tecnologia.

O post Nvidia recua no pré-mercado em meio a pânico com a Deepseek apareceu primeiro em Startups.