Skip to main content
Notícias

O ato de equilíbrio das agências bancárias: misturando inovação digital e toque humano

By 17 de janeiro de 2025No Comments

Google Cloud, banco, banking, experiência digital

A revolução digital transformou o dia a dia bancário. Precisa transferir fundos, depositar um cheque ou pagar uma conta? Existe um aplicativo para isso. O resultado pode ser visto no número de bancos físicos tradicionais disponíveis, com dados do FDIC mostrando que o número de agências bancárias físicas caiu de 82.965 em 2013 para 69.997 em 2023, — um declínio de 15,63%.
No entanto, locais bancários físicos e interface humana ainda são necessários quando se trata de decisões financeiras que mudam a vida, como hipotecas, investimentos e empréstimos comerciais. Mesmo com o avanço da tecnologia, os clientes ainda buscam orientação pessoal, mostrando uma sensação insubstituível de segurança ao discutir seu futuro financeiro com um profissional humano experiente, não apenas um algoritmo. Percebe-se também um envelhecimento da população brasileira e este tipo de cliente ainda demanda um relacionamento mais pessoal do que somente aquele disponibilizado por interações unicamente digitais.

5 estratégias para impulsionar sua agência bancária para o futuro

Os bancos perceberam uma verdade crucial: embora a eficiência seja vital, não se pode automatizar a confiança. Aqui estão cinco abordagens estratégias que as agências bancárias podem testar para atender às necessidades em evolução de seus clientes.
  1. Repense as métricas de sucesso: Pare de medir o valor de uma agência bancária somente pelo volume de transações. Bancos com visão de futuro agora estão se concentrando em métricas mais profundas, como valor da vida útil do cliente e qualidade da experiência. Não se trata apenas de quantas pessoas entram pela porta, mas de quão satisfeitas elas ficam quando saem.
  2. Pense em tecnologia com um toque humano: Os bancos estão mesclando dimensões físicas e digitais implementando conversas com tecnologia de IA que parecem naturais e serviços bancários por vídeo que trazem um rosto amigável às telas dos clientes, não importa onde eles estejam. Trata-se de usar a tecnologia para aprimorar, não substituir, a conexão humana.
  3. Desmonte os cubículos: A agência do futuro tem funcionários prontos para ajudar os clientes em qualquer lugar em um ambiente descontraído, tipo lounge. Alguns bancos estão até mesmo dando um passo adiante com hubs bancários comunitários, levando serviços diretamente aos bairros por meio de parcerias.
  4. Obtenha a combinação omnichannel certa: Uma solução não serve para todos ao equilibrar transações em dinheiro versus transações sem dinheiro. Os bancos podem usar a tecnologia para aumentar sua expertise na decisão de qual tecnologia e orientação um cliente precisa. Por exemplo, a análise preditiva pode ajudar a antecipar as demandas dos clientes e oferecer sugestões personalizadas, elevando as interações com os clientes de transações simples para conselhos estratégicos.
  5. Garanta conveniência e segurança: Os serviços digitais exigem uma supervisão mais rigorosa, pois os clientes confiam seu dinheiro aos bancos. A integração de biometria com tecnologia de IA para funcionários e clientes pode aumentar a segurança, ao mesmo tempo em que promove a confiança e mitiga os riscos de segurança.
As agências bancárias estão recebendo uma atualização significativa. Ao misturar inovação digital com o elemento humano insubstituível, os bancos estão se tornando centros financeiros onde a tecnologia e o toque pessoal funcionam harmoniosamente. Essa combinação ajuda a garantir que, independentemente de um cliente estar depositando um cheque ou planejando sua aposentadoria, sua experiência bancária seja extraordinária.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!