A OpenAI anunciou nesta quarta-feira (7) uma nova iniciativa para estreitar laços com governos ao redor do mundo e acelerar a expansão da infraestrutura de inteligência artificial (IA) fora dos Estados Unidos. Chamado de OpenAI for Countries, o programa busca desenvolver centros de dados locais e adaptar produtos como o ChatGPT a idiomas, contextos e demandas específicas de cada país.
De acordo com informações do TechCrunch, os investimentos virão tanto da própria OpenAI quanto dos governos parceiros. A meta inicial é lançar dez projetos internacionais, embora ainda não tenha sido divulgada a lista de países contemplados.
Leia também: “Assuma sua ambição sem pedir desculpas”, aconselha Vidya Peters em visita ao Brasil
A proposta também pretende reforçar a influência dos modelos de IA ocidentais. Em nota à imprensa, a OpenAI afirmou que deseja “espalhar uma IA democrática”, o que, na prática, significa incentivar a adoção de sua tecnologia em detrimento de soluções desenvolvidas por concorrentes chineses. A informação foi detalhada em reportagem da Bloomberg.
O OpenAI for Countries deve funcionar de forma complementar ao Project Stargate, um ambicioso plano de expansão de data centers que, segundo a Bloomberg, está prestes a ultrapassar as fronteiras dos EUA. A nova iniciativa poderá, inclusive, utilizar parte da infraestrutura ou dos recursos obtidos com investidores ligados ao Stargate.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!