Skip to main content
Notícias

Palo Alto Networks compra Protect AI para fortalecer defesa cibernética focada em IA

By 1 de maio de 2025No Comments

"Imagem de um prédio corporativo com fachada de vidro, onde está o logotipo da empresa Palo Alto Networks no topo. A marca, conhecida por atuar na área de cibersegurança, aparece em letras pretas ao lado de um símbolo gráfico vermelho. O céu azul e claro ao fundo reforça o ambiente empresarial moderno."

A Palo Alto Networks anunciou a aquisição da Protect AI, startup especializada na segurança de aplicações de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. A transação, cujo valor não foi divulgado, deverá ser concluída até o primeiro trimestre do ano fiscal de 2026, informou a CNBC.

A aquisição reforça a estratégia da Palo Alto de ampliar suas capacidades de proteção em ambientes cada vez mais dominados por ecossistemas de IA. Com o avanço rápido dessas tecnologias em empresas e governos, surgem também novas vulnerabilidades que exigem defesas específicas, algo que a companhia pretende atender ao incorporar a expertise da Protect AI à sua nova plataforma Prisma AIRS.

Segundo Anand Oswal, vice-presidente sênior de Segurança de Rede da Palo Alto Networks, a integração permitirá que empresas construam aplicações de IA com segurança abrangente desde a origem, atendendo a uma demanda crítica no cenário atual.

Leia também: Ataques na web aumentam 33% em 2024. APIs são principais alvos

Fundada para garantir maior segurança no desenvolvimento e uso de modelos de inteligência artificial, a Protect AI tem se posicionado como uma referência nesse novo segmento. De acordo com a CNBC, o CEO da Protect AI, Ian Swanson, afirmou que a união com a startup permitirá escalar a missão de proteger usuários e organizações de todos os portes em um mercado em rápida transformação.

A movimentação ocorre em um momento positivo para a Palo Alto Networks, que viu suas ações subirem 23% nos últimos 12 meses, elevando seu valor de mercado para quase US$ 120 bilhões. A empresa divulgará seus resultados do terceiro trimestre em 21 de maio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!