Skip to main content
Notícias

Perplexity quer rastrear navegação de usuários para vender anúncios personalizados

By 25 de abril de 2025No Comments

Tela de smartphone exibindo aplicativos de inteligência artificial, incluindo ChatGPT, Gemini, Claude, Copilot e Perplexity, representando soluções de IA disponíveis para uso em dispositivos móveis, tecnologia, tecnológica

A Perplexity AI, conhecida por sua busca baseada em inteligência artificia (lA), quer ir além de competir com o Google. A ambição agora é replicar o modelo de negócios da gigante, incluindo a monetização por meio de anúncios hiperpersonalizados.

Durante participação no podcast TBPN, o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, revelou que a empresa está desenvolvendo navegador próprio, o Comet, com o objetivo de rastrear tudo o que os usuários fazem na internet, mesmo fora de seu aplicativo, para alimentar seu sistema de anúncios pagos.

Segundo ele, com informações publicadas pelo TechCrunch, dados como hábitos de compra, buscas por restaurantes ou hotéis e tempo gasto em determinados sites revelam muito mais sobre o comportamento do usuário do que comandos de trabalho inseridos em AIs.

Leia também: IA generativa já domina trabalho corporativo, mas falta treinamento

Como ficam os usuários?

O executivo acredita que os usuários aceitarão esse nível de rastreamento em troca de anúncios mais relevantes e uma experiência mais personalizada. O navegador da Perplexity, que sofreu alguns atrasos, deve ser lançado ainda em maio.

Como mostrou a reportagem da TechCrunch, a estratégia não é inédita. A coleta silenciosa de dados de navegação ajudou o Google a se tornar uma das empresas mais valiosas do mundo, e justificou a criação de produtos como o navegador Chrome e o sistema Android.

A Perplexity segue o mesmo caminho, inclusive firmando parcerias no setor de dispositivos móveis. A empresa anunciou que sua aplicação estará pré-instalada nos celulares dobráveis da linha Razr, da Motorola, com integração ao Moto AI. Há também negociações com a Samsung, segundo reportagem da Bloomberg mencionada por Srinivas.

Práticas monopolistas em jogo

Enquanto isso, o Google enfrenta um processo antitruste nos EUA. O Departamento de Justiça quer que a empresa desfaça a ligação entre seus negócios de busca e de navegador, acusando-a de práticas monopolistas. A Perplexity e a OpenAI já demonstraram interesse em adquirir o navegador Chrome caso o Google seja forçado a vendê-lo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!