Skip to main content
Notícias

Polícia Militar do Rio utiliza câmeras de alta conectividade para o show da Lady Gaga

By 2 de maio de 2025No Comments

Imagem de um totem de segurança pública instalado em área externa com várias câmeras de vigilância voltadas em diferentes direções. O totem exibe o aviso colorido: 'AQUI NÃO É NÃO. RESPEITE', indicando uma campanha de conscientização contra o assédio, possivelmente em evento público. Ao fundo, há árvores tropicais e postes, sugerindo um ambiente urbano arborizado.

A Policia Militar do Rio de Janeiro irá utilizar cerca de 1.200 câmeras com reconhecimento facial durante o show da cantora Lady Gaga, que ocorre na praia de Copacabana neste sábado (3).

Atualmente, o órgão do governo conta com mais de 260 mil dispositivos (câmeras e alarmes) instalados em todo o estado, sendo 80% deles na região metropolitana do Rio. Além disso, são cerca de 13 mil câmeras corporais dos oficiais, conjunto que já resultou em cerca de 500 prisões nos últimos quatro meses, com o uso do reconhecimento facial. O monitoramento será feito a partir da parceria com a Lyra M2M, divisão de IoT do Grupo Lyra.

A APN privada da Lyra promove a priorização de tráfego nas redes móveis. A arquitetura de rede permite redirecionar a conectividade de cada dispositivo para a antena mais próxima e de melhor qualidade disponível no momento, com transmissão instantânea das imagens aos centros de análise. Além disso, as equipes e a plataforma Lyra acompanham a operação em tempo real com indicadores e alertas que permitem qualquer ajuste e antecipam ocorrências de rede.

Leia mais: Falha no WhatsApp para Windows permitia invasão usando imagens falsas

“Câmeras de vigilância e reconhecimento facial têm tido uma importância crescente entre as tecnologias de segurança pública, ao oferecer provas de como os fatos ocorreram e, antes disso, mais possibilidades para que ocorrências sejam evitadas, o que demanda soluções de conectividade de alta disponibilidade e estabilidade, sempre com altos níveis de proteção para garantir que imagens sejam transmitidas de forma segura e exclusiva para servidores autorizados, via APN privada”, afirma Samuel Honorato, CTO da Lyra M2M.

A solução acoplada a pequenas torres em pontos estratégicos é composta por câmeras fixas de alta definição, roteadores Wi-Fi e LTE, repetidores de sinal celular, com conectividade Lyra M2M. Tudo orquestrado pela Interimagem, empresa especialista em tecnologia de monitoramento e segurança, responsável pelo sistema de reconhecimento facial em tempo real.

“Grandes eventos públicos no Rio de Janeiro têm representado um marco na evolução da segurança pública no Brasil, demonstrando como a integração entre tecnologia de ponta e infraestrutura de comunicação confiável eleva o padrão de segurança em eventos de massa como estes”, afirma Luan Rafael, CEO da Interimagem.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!