O Poliedro Sistema de Ensino anunciou recentemente o lançamento de um hub de inteligência artificial pensado para o aprimoramento da prática pedagógica de professores. O Cosmos, como foi chamado, deve ser estar disponível em 10 de junho, como parte do ecossistema P+, oferecido como ferramenta para planejar aulas, personalizar o ensino, avaliar o desempenho dos alunos e analisar dados.
Segundo a empresa, o Cosmos combina modelos de IA generativa e preditiva para sugerir estratégias didáticas, adaptar conteúdo para cada estudante, criar avaliações personalizadas e gerar insights para tomada de decisões pedagógicas. A ferramenta também promete recursos de inclusão, como adaptação de materiais com foco em acessibilidade.
O Poliedro diz que a nova ferramenta deve alcançar aproximadamente 50 mil educadores, estudantes e instituições de ensino. A ideia é desafogar os professores e melhorar os baixos índices de saúde mental entre esses profissionais no Brasil.
“Hoje, o excesso de demandas administrativas, a pressão por resultados e a necessidade de atender alunos com diferentes ritmos e perfis tornam a rotina do professor cada vez mais fragmentada”, explica em comunicado Gabriel Serpa, diretor de inovação do Poliedro. “Mais do que aliviar a sobrecarga, queremos atuar de forma preventiva, devolvendo tempo, escuta e presença ao professor.”
Veja também: Startup brasileira personaliza ensino de estudantes neurodivergentes
O Cosmos poderá ser acessado pelo app P+ (disponível para Android e iOS) ou por meio do computador. Para familiarizar os usuários com a tecnologia, o Poliedro deve lançar um e-book gratuito sobre o uso da IA por educadores. Também promover um fórum aberto para debate e troca de experiências sobre o tema.
“Estamos presentes em redes públicas e privadas e sabemos que transformar esse cenário é um desafio sistêmico”, ressalta Serpa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!