Skip to main content
Notícias

Projeto da Vórtx com a Cadmus otimiza operações e permite expansão

By 24 de janeiro de 2025No Comments

Foto de Everson Ramos, da Vórtx, sorrindo e posando com os braços cruzados. Ele usa óculos e uma camisa polo azul. O fundo apresenta um design abstrato com linhas em tons de vermelho e preto (projeto)

A Vórtx é uma empresa brasileira que oferece infraestrutura e soluções fiduciárias para o mercado de capitais, incluindo serviços de escrituração e liquidação de ativos como FIIs, FIPs, FIDCs e ETFs. Fundada em 2015, a empresa experimentou um crescimento rápido, além de ter que lidar com a complexidade inerente ao setor financeiro.

A companhia sentiu necessidade de otimizar operações e aumentar sua eficiência. Encontrou uma maneira com a Cadmus, empresa de TI brasileira, que executou um projeto que permitiu à Vórtx consolidar bases tecnológicas para oferecer soluções aos investidores e ao mercado financeiro.

“A tecnologia atualmente não é só o motor da nossa operação, mas um diferencial estratégico para crescermos de maneira segura e organizada. A governança baseada em dados e a otimização de processos foram essenciais e tiveram uma participação ativa nos nossos resultados”, explica Everson Ramos, CTO da Vórtx. Segundo ele, a empresa triplicou a operação no período.

Leia mais: Hera Build chega ao mercado para democratizar IA

A empresa adotou monitoramento em tempo real de indicadores, o que permitiu a identificação de gargalos, alocação de recursos mais eficaz e implementação de melhorias. O projeto trouxe ganhos de eficiência operacional e garantiu a escalabilidade, segurança e controle que a companhia necessitava, dizem as partes envolvidas.

“A implementação de práticas ágeis, como o Kanban, também trouxe mais flexibilidade, permitindo que a empresa respondesse rapidamente a pedidos e mudanças de última hora, o que era um desafio no modelo anterior. A eficiência e eficácia no suporte é outro ganho importante. Para se ter uma ideia, no ano passado foram mais de 500 chamados atendidos, sempre com foco na resolução rápida de problemas”, conta Ramos.

Foco em pessoas

O executivo diz que um dos aspectos mais valorizados da parceria está relacionado às pessoas. Além de capacidade técnica e times fornecidos pela Cadmus, profissionais com conhecimento para funções como Business Owners (BOs), Product Owners (POs) e Tech Leads foram incorporados ao projeto.

Ramos salienta que havia compromisso com o bem-estar dos profissionais alocados, assegurando que estejam integrados à cultura e recebendo suporte necessário. Performance e satisfação do time são acompanhadas de perto. O índice de felicidade atual, de acordo com o Niko Calendar, chega a 95%.

Já para Alex Salino, CEO da Cadmus, o diferencial que causa impacto positivo nos resultados está na combinação entre inovação, estruturação ágil e foco no capital humano.

“Além dos números impressionantes, como mais de 100 projetos entregues e a performance aumentada em 35%, há uma conquista menos visível, mas igualmente valiosa: o fortalecimento de uma cultura de colaboração, inovação e excelência que prepara a Vórtx para desafios ainda maiores nos próximos anos”, diz Salino.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!