O QuintoAndar, startup focada no setor imobiliário, anunciou nesta quinta-feira (30) uma nova inteligência artificial generativa para a plataforma. A ferramenta promete auxiliar os usuários do serviço a buscarem imóveis de forma mais intuitiva e personalizada.
A partir de agora, os clientes poderão pesquisar conceitos específicos ao interagir com o sistema do QuintoAndar. Expressões como “chão com piso de madeira” e “sala ampla com varanda” poderão ser inseridas na ferramenta, que analisará as imagens dos imóveis disponíveis e selecionará as melhores combinações.
O uso de inteligência artificial não é novidade para a empresa, que há anos emprega essa tecnologia para identificar as melhores opções de propriedades para os usuários. A inovação é que, a partir de agora, a aplicação estará disponível em sua modalidade generativa.
A nova IA foi desenvolvida com base em algoritmos de LLM já existentes no mercado, utilizando aplicações da própria base de dados. Em entrevista exclusiva ao IT Forum, Larissa Fontaine, CPO do QuintoAndar, revelou que a empresa vem desenvolvendo o produto há mais de um ano. Uma variedade de modelos foi utilizada tanto para construir a base de dados que está em produção quanto para criar uma base de testes para a ferramenta.
“É um produto que vai ficar cada vez melhor à medida que tivermos mais dados e o ecossistema se fortalecer. A solução vai se retroalimentar conforme crescemos”, afirmou Lucas Lima, vice-presidente do QuintoAndar, durante coletiva de imprensa.
Atualmente, o QuintoAndar conta com um time de tecnologia de 800 pessoas e pretende ampliar esse número em 25% ainda este ano.
Leia também: A IA silenciosa: startup usa tecnologia para prevenir incêndios florestais
Durante o evento de lançamento da ferramenta, a empresa também revelou uma atualização para sua calculadora de preços digital, a Qpreço. A partir de agora, o recurso combinará dados públicos e históricos de mercado para gerar suas análises de valor.
Inicialmente, a novidade estará disponível apenas para imóveis na cidade de São Paulo, sem previsão de expansão para outros mercados. De acordo com a empresa, a ampliação ocorrerá à medida que for possível expandir a base de dados e obter acesso às informações de outras prefeituras.
Atualmente, o QuintoAndar opera em oito regiões metropolitanas, incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de atuar no México, Argentina, Peru, Equador e Panamá.
A atualização tem como objetivo oferecer mais segurança ao usuário, reduzindo a diferença de expectativa entre vendedor e comprador e promovendo maior liquidez ao mercado. Uma pesquisa realizada pelo Grupo QuintoAndar, em parceria com o Datafolha, revelou que dois em cada três brasileiros já desistiram de fechar contrato por medo de pagar um preço injusto.
Ambas as ferramentas são gratuitas e já estão disponíveis para teste durante a nova exposição interativa promovida pelo QuintoAndar no Parque Ibirapuera. O evento Inovações para Morar abre ao público a partir de hoje (31) e conta com espaços para projetar a “casa dos sonhos” e acessar dados sobre o mercado imobiliário no Brasil.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!