A fabricante brasileira de aeronaves Embraer anunciou na quarta-feira (22) que está trabalhando com a Florida Power & Light Company (FPL) para expandir o uso de energia renovável nas unidades industriais dos Estados Unidos. O projeto inclui a instalação de painéis solares em Melbourne, cidade na costa leste da Flórida.
A Embraer diz que é o primeiro e o maior projeto de geração de energia solar da Embraer entre todas as operações globais da empresa. Melbourne é a sede da Embraer Aviação Executiva, divisão fabricante de jatos executivos. Os painéis solares ampliarão o uso de energia renovável pela empresa, que tem como meta operar com 100% de energia de fontes renováveis até 2030 em todas as suas instalações globais.
O anúncio naturalmente contrata com o estímulo declarado ao uso de energia de fontes fósseis e a retirada de subsídios para energia renovável anunciados recentemente por Donald Trump, presidente dos EUA.
Veja também: A IA silenciosa: startup usa tecnologia para prevenir incêndios florestais
“Ao reconhecer a urgência da crise climática, entendemos a importância da transição para uma economia de zero carbono. A necessidade de adaptar o nosso setor a esse novo contexto apresenta uma oportunidade significativa de crescimento e inovação”, diz em comunicado Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.
A opinião é compartilhada com Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. Para ele, a transição do consumo de energia na unidade de Melbourne para um modelo mais sustentável “irá melhorar nossa eficiência operacional, garantindo que nossos jatos executivos, líderes do setor, sejam respaldados por uma infraestrutura tão avançada quanto as próprias aeronaves”.
Segundo a Embraer, o programa da FPL adotado – chamado SolarVantage – facilita a adoção de energia renovável por oferecer uma solução de geração de energia solar “completa” e customizada. É possível instalar painéis em coberturas, pavilhões, instalações solares em telhados e no solo, abrigos, bancos, mesas e árvores.
A instalação solar da Embraer já conta com mais de 1.900 painéis, com capacidade de fornecer até 1.800 MWh/ano – maior parte da energia necessária para alimentar as instalações do Centro de Atendimento ao Cliente da empresa, segundo ela própria.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!