Skip to main content
Notícias

Stocci, investida da GHT4, quer destravar uso de IA nas empresas

By 22 de abril de 2025No Comments
Vinicius Fontes, CEO da Stocci
Vinicius Fontes, CEO da Stocci (Imagem: Divulgação)

Com a crescente valorização da inteligência artificial no ambiente corporativo, muitas empresas ainda enfrentam uma dificuldade em comum: a de aproveitar ao máximo seus dados internos. É nesse cenário que surge a Stocci, uma startup brasileira que se posiciona como ponte entre organizações e o uso estratégico de IA.

“Atuamos no mercado de inteligência artificial e dados, para ajudar as empresas e os clientes corporativos a usarem melhor os seus dados internos e privados, que hoje são um grande tabu para as empresas monetizarem ou usá-los na sua totalidade”, explica Vinicius Fontes, CEO da Stocci, que criou a empresa em parceria com o multifamily office GHT4, liderado por Rafael Cosentino.

Segundo o CEO, a startup atua justamente onde muitas organizações ainda patinam: na organização, segurança e aproveitamento dos dados. Para ele, a IA corporativa ainda é limitada, já que poucas empresas estão dispostas a abrir suas próprias informações. Com isso, a Stocci aposta em um mercado promissor, onde o desafio não é apenas tecnológico, mas também estratégico e cultural.

Como funciona?

A plataforma Stocci é composta por quatro módulos principais, que funcionam de forma integrada para preparar e potencializar o uso da IA dentro das empresas. O primeiro deles, o Pipeline AI, atua justamente na base do problema: reunir, organizar e transformar dados brutos em informações estruturadas e prontas para alimentar soluções de inteligência artificial.

O segundo, chamado de Stocci Lake, concentra uma curadoria de dados externos – especialmente públicos – que são tratados com o mesmo rigor técnico. Nesta etapa, a ideia é “limpar” e organizar com a própria tecnologia do Pipeline.

A próxima etapa dessa jornada é o módulo generativo (LLM), previsto para ser lançado ainda este ano. A nova solução permitirá que os usuários consultem seus próprios dados dentro de um ambiente seguro e fechado, onde as informações não saem do domínio da empresa.

Fechando o ecossistema da plataforma, a Stocci prepara ainda o lançamento de um marketplace de modelos e aplicações baseadas em IA. A proposta é oferecer uma “biblioteca”, onde terá, por exemplo, uma previsão de receita, estimativa de demanda ou segmentação de clientes, que poderão ser integrados diretamente aos dados já organizados e enriquecidos na plataforma.

Investimento da GHT4

A decisão da GHT4 de alocar investimentos na Stocci surgiu de uma inquietação diante da forma como o mercado trata dados e inteligência artificial: não basta coletar e armazenar informações – é preciso transformá-las em algo verdadeiramente útil e escalável.

“Todo mundo fala que tem dados, que usa IA, mas muitas vezes isso se resume a uma planilha de Excel com um pouco mais de fórmula”, aponta Rafael Cosentino, CEO da GHT4. Foi a partir dessa provocação interna que surgiu o aporte na Stocci, startup que já nasceu dentro da GHT4. O valor do investimento não foi revelado.

“Quando é uma startup, o amadurecimento da tese importa, mas o que mais importa é o brilho nos olhos do fundador, sentir que o time tem, de fato, vontade de fazer aquilo acontecer. Trouxemos o Vinícius para tocar para gente, acreditamos na tese e vestimos a camisa”, diz.

A GHT4, por sua vez, é um multifamily office voltado para a preservação do legado e futuro das famílias que a compõem (atualmente são cerca de 50), sendo sua missão oferecer desde consultoria de wealth advisory até soluções de organização e preservação do patrimônio familiar.

Além disso, a GHT4 possui uma plataforma de investimentos líquidos, composta por um time especializado em Wealth, Asset e Advisory. Dentro da GHT4, também existe uma área dedicada a Venture Capital e Private Equity, que atualmente conta com nove investidas.

A filosofia de investimento da GHT4 vai além da tecnologia, buscando startups com DNA tecnológico, como é o caso da Stocci, mas também apostando em outras áreas como biotecnologia e clean beauty.

O post Stocci, investida da GHT4, quer destravar uso de IA nas empresas apareceu primeiro em Startups.