Em celebração ao Mês da Mulher, a Tata Consultancy Services (TCS) reforça seu investimento no programa de capacitação em Londrina, voltado para mulheres na área de tecnologia. O objetivo da iniciativa é contribuir para a redução da lacuna de gênero no setor.
Direcionado às colaboradoras da empresa, o programa oferece a oportunidade de aprimorar competências e aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas da tecnologia. Em 2024, 898 mulheres foram beneficiadas, e a meta da companhia é aumentar em 40% o número de formadas neste ano.
“Em um setor onde a representatividade feminina ainda é um desafio, iniciativas como essa são essenciais para promover a equidade de gênero e criar oportunidades para que mais mulheres ocupem posições de liderança”, destaca Isabel Costa, head de Diversidade e Inclusão da TCS Brasil.
Leia também: SXSW 2025: cinco lições de Amy Webb para os CTOs
A participação feminina tem crescido anualmente na TCS. No último ano, a empresa registrou um aumento de 82% nas contratações de mulheres. Para 2025, a meta é alcançar 25% de colaboradoras em cargos de liderança. Além do programa em Londrina, a TCS também investe na formação de jovens estudantes do ensino médio em temas relacionados à sigla STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês), por meio de parcerias com a escola social Marista Irmão Acácio, em Londrina, e com as instituições AFESU e CEPAC, em São Paulo.
Em 2023, 387 jovens mulheres participaram do programa, número que saltou para 890 em 2024.
“Nosso compromisso com a diversidade e inclusão vai além das nossas colaboradoras, estendendo-se também às futuras gerações de profissionais de tecnologia. Acreditamos que, ao investir na formação de jovens mulheres, estamos contribuindo para a construção de um futuro mais equitativo e diverso para o setor”, complementa Isabel.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!