Skip to main content
Notícias

Trump afirma que Microsoft negocia compra do TikTok e sugere leilão pelo aplicativo

By 28 de janeiro de 2025No Comments

A imagem mostra a silhueta de uma mão segurando um smartphone, onde a tela exibe o logotipo do TikTok. Ao fundo, desfocado, aparece o logotipo da Microsoft com seus tradicionais blocos coloridos (vermelho, verde, azul e amarelo). A composição sugere uma relação entre as duas empresas, possivelmente indicando uma negociação, parceria ou aquisição.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres na segunda-feira (27) que a Microsoft está em negociações para adquirir o TikTok e que ele gostaria de ver uma “guerra de lances” pelo aplicativo.

A Microsoft não quis comentar. TikTok e ByteDance não responderam de imediato aos pedidos de comentário da Reuters.

O TikTok, que conta com cerca de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, foi brevemente retirado do ar pouco antes de entrar em vigor, em 19 de janeiro, uma lei que exige que sua proprietária chinesa, a ByteDance, faça a venda do aplicativo por motivos de segurança nacional ou enfrente uma proibição.

Leia também: Sustentabilidade: entre retrocessos e promessas, o que o futuro reserva nas empresas?

Trump, após assumir o cargo em 20 de janeiro, assinou uma ordem executiva buscando adiar em 75 dias a aplicação dessa lei.

Na semana passada, Trump afirmou que estava em conversas com várias pessoas a respeito da compra do TikTok e que provavelmente tomaria uma decisão sobre o futuro do aplicativo em 30 dias.

O presidente norte-americano já havia declarado anteriormente que estaria aberto a que o bilionário Elon Musk comprasse o aplicativo de mídia social, caso o CEO da Tesla desejasse fazê-lo. Musk, entretanto, não comentou publicamente a proposta de Trump.

Mais recentemente, a startup Perplexity AI, fez, no domingo, uma proposta de fusão com o TikTok, na qual o governo dos EUA receberia até metade da nova empresa no futuro, segundo relatou uma fonte à Reuters no próprio domingo.

As negociações reportadas marcam a segunda vez que a Microsoft aparece como potencial compradora do TikTok. Durante seu primeiro mandato, Trump ordenou que o TikTok separasse a versão norte-americana do aplicativo da ByteDance, citando preocupações de segurança nacional.

A Microsoft surgiu como principal candidata em 2020, mas as conversas logo se desfizeram, e a investida de Trump para forçar a venda foi encerrada poucos meses depois, quando ele deixou o cargo. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, definiu aquele acordo como “a coisa mais estranha em que já trabalhei”.

“O governo dos EUA tinha um conjunto específico de exigências e, então, isso simplesmente desapareceu”, disse Nadella em 2021.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!