Skip to main content
Notícias

Trump assina plano de ação para IA e desmantela esforços de Biden na área

By 24 de janeiro de 2025No Comments

donald trump, tarifas, eua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (23) uma ordem executiva relacionada à inteligência artificial (IA) com o objetivo de “fazer da América a capital mundial em inteligência artificial”, segundo declaração de seu assessor no Salão Oval da Casa Branca.

Informações da Reuters apontam que a ordem estabelece um prazo de 180 dias para a criação de um Plano de Ação para Inteligência Artificial. O objetivo é desenvolver uma política que sustente e amplie o domínio global dos EUA em IA promovendo avanços para o bem-estar humano, a competitividade econômica e a segurança nacional.

Leia também: Hera Build chega ao mercado para democratizar IA

Mudanças estratégicas na abordagem da IA

Além de lançar o plano, Trump instruiu seus conselheiros de IA e segurança nacional a revogar políticas e regulamentos implementados pelo ex-presidente dos EUA Joe Biden.

Na segunda-feira (20), Trump anulou uma ordem executiva assinada por Biden em 2023. Essa ordem visava mitigar os riscos que a IA poderia trazer aos consumidores, trabalhadores e à segurança nacional.

A medida de Biden exigia que desenvolvedores de sistemas de IA considerados de alto risco para a segurança nacional, economia, saúde pública ou segurança apresentassem os resultados de testes de segurança ao governo antes de lançar as tecnologias ao público, em conformidade com a Lei de Produção de Defesa.

Impactos da nova abordagem

A ação de Trump reflete uma guinada significativa em relação às regulamentações anteriores, priorizando o crescimento da indústria de IA nos EUA e reduzindo as barreiras regulatórias.

Enquanto críticos apontam que o desmantelamento das medidas de Biden pode expor o público a riscos, aliados de Trump acreditam que a iniciativa aumentará a competitividade americana em um campo cada vez mais estratégico.

A estratégia traçada reforça a intenção de posicionar os EUA como líder global em inteligência artificial, mas também abre espaço para debates sobre os limites entre inovação e regulação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!