O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do Governo Federal anunciou na semana passada que o portal Gov.br alcançou, pela primeira vez, um número de contas ouro maior do que o de contas bronze. São 67,55 milhões de usuários de nível Ouro e 67,53 milhões de nível Bronze – e 166 milhões de usuários ativos totais.
As contas no Gov.br são categorizadas em três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. O bronze é obtido por meio de um cadastro básico, o prata inclui validações adicionais, como reconhecimento facial, e o ouro inclui autenticação biométrica usando dados da Justiça Eleitoral, Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou Certificado Digital ICP-Brasil.
Leia também: 4 dicas para quem deseja se preparar para carreiras de tecnologia
Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de governo digital, o crescimento das contas ouro é positivo tanto por representar mais segurança para os cidadãos como por aumentar o acesso aos serviços na plataforma. São 4.500 serviços digitais disponíveis, incluindo o Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e serviços educacionais como Enem e Fies, além da declaração de imposto de renda pré-preenchida.
São três formas de se tornar um usuário ouro. Primeiro, utilizar o reconhecimento facial no aplicativo Gov.br para validação dos dados biométricos junto à Justiça Eleitoral. Ou ainda validar dados via QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), usando o aplicativo Gov.br. E, por último, utilizar um Certificado Digital de pessoa física compatível com a ICP-Brasil.
“A plataforma é essencial porque reduz burocracias, aumenta a transparência e melhora significativamente a experiência do cidadão ao acessar serviços públicos digitais”, diz em comunicado Alexandre Ávila, superintendente de negócios do Serpro – empresa de tecnologia do governo federal responsável pelo desenvolvimento, gestão e processamento das operações na plataforma.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!